De 24 a 28/10, professores e alunos comemoram os 20 anos do curso, considerado o melhor do Rio de Janeiro pelo MEC, com programação gratuita e aberta ao público

 

A Semana da Arquitetura e Urbanismo da Estácio acontece de 24 a 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, nos campi Praça XI (Centro) e Parque das Rosas (Barra), além de Niterói e Petrópolis. Cada unidade preparou uma extensa programação gratuita e aberta à comunidade, composta por palestras, debates, oficinas, visitas guiadas, exposições, e exibições de filmes. Confira os destaques da programação, abaixo.

 

A abertura das comemorações será no campus João Uchôa (Rio Comprido), na segunda-feira, dia 24/10, às 20h, com uma mesa redonda composta por professores da Estácio, que têm participado ativamente das grandes transformações pelas quais a cidade vem passando.

 

A terça-feira, dia 25/10, será bem movimentada. No Monumento a Estácio de Sá, acontece o lançamento da Revista Modernatura, com reportagens e artigos de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio do Rio de Janeiro, e a abertura da exposição “Rio, de Estácio a Estácio”, do professor e artista plástico Marcelo Gemmal, com pinturas feitas a partir de uma pesquisa pelo Centro da cidade. Enquanto isso, o campus Praça XI (Centro) recebe Pedro Grillo, do Lab Rio da Prefeitura, para um workshop sobre o parque Campo de Santana, seguido de uma atividade na qual os participantes sugerem soluções aos problemas levantados.

 

As quatro unidades da Estácio envolvidas na Semana de Arquitetura vão receber a exposição e o seminário itinerantes sobre como o ensino no Estado do Rio tem abordado os temas Habitação de Interesse Social e urbanização de favelas. “A atividade faz parte da preparação das universidades do Rio para o Congresso da União Internacional de Arquitetos, que acontecerá na cidade em 2020”, explica Igor de Vetyemy, coordenador geral do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. “Precisamos também discutir o papel das universidades na Lei da Assistência Técnica, de 2008, que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica gratuita para o projeto e construção de sua casa”, completa o coordenador.

 

Na sexta, dia 28, a unidade Parque das Rosas (Barra) realiza a palestra

“Legado do Parque Olímpico”, com a arquiteta e professora Adriana Figueiredo, que participou da equipe que construiu o mesmo. Na mesma data, a obra de um dos maiores arquitetos do Brasil, Lucio Costa, será comentada por sua filha, Maria Elisa Costa, no campus de Petrópolis.

 

Arquitetura e Urbanismo na Estácio: com mais de 8 mil alunos em todo o país – o maior do Brasil – o curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio ficou em 1º lugar na avaliação do MEC (Enade) na cidade do Rio de Janeiro e em 2º lugar no Estado, comprovando que o modelo de ensino da Estácio consegue aliar qualidade à quantidade, oferecendo um ensino de excelência a mais de 500 mil alunos.

 

 

Semana de Arquitetura e Urbanismo da Estácio

Data: 24 a 28 de outubro, segunda a sexta-feira

Locais:

Monumento a Estácio de Sá. Av. Infante Dom Henrique s/nº, subsolo, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro

Estácio Praça XI – Av. Presidente Vargas, 2560, Rio de Janeiro Estácio Barra/Parque das Rosas – Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2.900, Rio de Janeiro

Estácio Niterói – Rua Eduardo Luiz Gomes, 134, Niterói

Estácio Petrópolis – Rua Bingen, 50, Petrópolis

Estácio João Uchôa – Rua do Bispo, 83, Rio Comprido, Rio de Janeiro

 

Destaques da programação:

24/10

20h: Mesa redonda com arquitetos professores que participam ativamente das transformações da cidade. Estácio João Uchôa

 

25/10

14h:

– Lançamento da revista Modernatura. Monumento a Estácio de Sá

– Workshop sobre o parque Campo de Santana, com Pedro Grillo, do Lab Rio da Prefeitura. Estácio Praça XI (Centro).

– Seminário “Habitação de Interesse Social no RJ”. Estácio Niterói

15h: Abertura da exposição “Rio, de Estácio a Estácio”. Monumento a Estácio de Sá

 

 

26/10

14h – Seminário “Habitação de Interesse Social no RJ”. Estácio Praça XI

 

27/10

14h30 – Seminário “Habitação de Interesse Social no RJ”. Estácio Barra/Parque das Rosas

 

28/10

9h – Palestra: Legado do Parque Olímpico, com Adriana Figueiredo, que participou da equipe que construiu o mesmo. Estácio Barra/Parque das Rosas.

14h – Seminário “Habitação de Interesse Social no RJ”. Estácio Petrópolis.

18h30 – Palestra: Obras de Lúcio Costa. Palestrante: Maria Elisa Costa. Estácio Petrópolis.

comentários